SCOOTER ELÉTRICA GOVECS GO! S2.4

GOVECS GO! S2.4
O Scooters Elétricas apresenta-vos a GOVECS GO! S2.4, mais uma scooter premiada em 2011 com o prémio de melhor Scooter Elétrica Europeia do ano, na classe das scooters que atingem velocidades de 45km/h (existem 3 segmentos: menos de 25km/h, 45km/h e mais de 45km/h). Relembramos que este prémio tem por base a avaliação de um júri constituído por especialistas internacionais de valor reconhecido, que procede à avaliação das scooters tendo em conta o seguinte: consumos (incluíndo as emissões e o ruído), autonomia, tempo de carregamento das baterias, performance, conforto, qualidade de construção, design, disponibilidade no mercado e preço.





Apesar de destacarmos neste artigo o modelo da GOVECS GO! S2.4, existem características que são comuns aos vários modelos da marca (GO! S1.2, GO! S1.2+, GO! S2.4, GO! S2.4+ e GO! S3.4), nomeadamente:
 

- Travões de disco hidráulico à frente e atrás; 
- Pneus: 30/60-R13 (frente e trás); 
- Quadro: chassi de aço tubular; 
- Tempo carregamento bateria: 4-5 horas (2 horas >> 85% da carga); 
- Motor: sem escovas, PMAC com correia de transmissão; 
- Altura do assento: 790 mm; 
- Capacidade de armazenamento: 10 litros;
- Capacidade de carga: 2 passageiros/150kg;
- Emissões de CO2: zero.

Outra característica comum a todos os modelos é o seu centro de gravidade baixo, que permite atingir um nível de maneabilidade elevado, fundamental para lidar com o trânsito das nossas cidades.


GOVECS GO! S3.4
Da análise efetuada às fichas técnicas de cada modelo, verificamos que a GOVECS GO! S2.4 não apresenta a função de travagem regenerativa (aumento da autonomia da scooter através do carregamento da bateria com a travagem), o que não a impede de ser a melhor em termos de autonomia, que pode atingir os 100km com uma só recarga das baterias. A contribuir para esta elevada autonomia está o tipo de bateria, de polímero de lítio (presente nos modelos GO! S2.4, S2.4+ e S3.4.) e a sua velocidade máxima, limitada aos 45km/hora.

A respeito da autonomia importa referir que os modelos de gama inferior (S1.2 e S1.2+) vêm equipados com baterias de silício, com uma vida útil estimada de 20.000 km, enquanto que os modelos com baterias de lítio são capazes de atingir 50.000 km. Outro fator que diferencia estas dois tipos de baterias é o seu peso, de 32kg nas de lítio, contra os 55kg das baterias de silício. Mais uma vantagem das baterias de lítio, com impacto no peso total da scooter e consequente autonomia. 



Após a apresentação anterior, importa saber qual o atributo dominante associado a cada uma destas scooters elétricas e que poderá influenciar o consumidor na sua escolha:
 

- GOVECS GO! S1.2 / S1.2+: a mais "barata" (3500 / 3.700 euros);
- GOVECS GO! S2.4: a que tem maior autonomia (até 100km);
- GOVECS GO! S2.4+: a mais equilibrada (autonomia até 90km, velocidade máxima de 65km/h);
- GOVECS GO! S3.4: veloz (velocidade máxima de 85km/h).

Porque este artigo começou com a GOVECS GO! S2.4, finalizamos com o que há de melhor e pior neste  modelo:

 
+Pontos fortes: qualidade de construção, autonomia.
-Pontos fracos: bateria não amovível, velocidade máxima, preço.

Preço: 5.650 euros



SCOOTER ELÉTRICA GOVECS GO! S2.4 SCOOTER ELÉTRICA GOVECS GO! S2.4 Reviewed by Scooters Elétricas on janeiro 06, 2012 Rating: 5

Sem comentários